Um jovem, de 18 anos, foi preso nesta quinta-feira (3) por tentar matar, estuprar e exploração sexual cometidos contra sua enteada de 9 anos. Na ocasião do crime, ela acordou sendo enforcada e ficou com uma hemorragia nos olhos. A captura do homem foi efetuada na quarta-feira (2), em uma embarcação, acima da comunidade do Surara, no rio Purus, município de Beruri (a 173 quilômetros a sudoeste de Manaus).
De acordo com a polícia, os crimes foram praticados no domingo (30), quando a vítima estava sozinha em casa com seu irmão de 3 anos, ambos dormindo e o homem invadiu a residência. Na ocasião, ela acordou sendo enforcada e mordida, lhe causando hemorragia conjuntiva, e em seguida o autor consumou o abuso sexual sob ameaça de morte. Durante po crime, a criança era ameaçada de morte.

Segundo autoridade policial, o crime foi flagrado pela avó das crianças que chegou na casa de surpresa. A mãe saia para trabalhar e as crianças ficavam sozinhas. Inicialmente, a avó chegou na casa e a porta estava fechada. Quando a avó forçou a entrada ela viu a criança sem roupa. O suspeito avançou na avó das crianças e ela entrou em luta corporal com o homem. Ele fugiu.
A avó procurou a polícia e informou o que tinha acontecido. A polícia, no entanto recebeu a informação de que o homem estava indo para o município de Beruri. A embarcação onde o suspeito estava foi interceptada ele foi preso.
Ainda de acordo com a polícia, a criança falou que ele arrombou a porta que ficava trancada e cometeu o crime. A mãe da criança disse que ele não aceitava o fim do relacionamento. O suspeito alega que estava sob efeito de drogas e bebidas.
Ele será encaminhado a Manaus para audiência de custódia e ficará a disposição da Justiça.